O que é planejamento financeiro? E Como Funciona?

 

Foto: Empresa Autogerenciável

Planejamento financeiro é um conjunto de medidas que auxiliam na organização financeira para 2023 pessoal de cada indivíduo. O principal objetivo da prática é, portanto, garantir que as pessoas consigam suprir, com segurança e tranquilidade, as suas necessidades cotidianas no curto prazo.

Além disso, o planejamento financeiro pessoal para 2023 pode ser uma poderosa ferramenta para atingir metas pessoais, incluindo viagens de férias, aquisição de um bem ou a tão almejada independência financeira no médio e longo prazo


Como fazer um planejamento financeiro para 2023?

Fazer um planejamento financeiro pessoal significa administrar de maneira eficiente os gastos, saldar dívidas, fazer uma poupança periodicamente e, por fim, investir de maneira correta os recursos poupados.

Nesse sentido, o planejamento é uma estratégia que deve ser adotada durante toda a vida. Mas isso não quer dizer que seja necessário fazer grandes sacrifícios ou deixar para trás todo conforto do gasto presente.

Planejamento, trata-se de manter um equilíbrio entre as necessidades presentes e futuras. No entanto, para garantir essa estabilidade é necessário ter bastante vontade e disciplina financeira.

Além disso, para formular um bom planejamento financeiro pessoal,  é imprescindível ter uma estratégia. A ideia é fazer um diagnóstico da sua situação atual por meio da anotação de todos os seus gastos e rendimentos fixos e extras.

Para auxiliar nessa tarefa podem ser usadas planilhas de planejamento financeiro para 2023 ou aplicativos. Por fim, você deve perguntar a si mesmo:


Qual é o seu objetivo financeiro?

Como pretende viver daqui a 5, 10, 20, ou 40 anos?

Fazer uma reflexão sobre essas questões pode ser o gatilho para traçar objetivos e estratégias e colocar em prática os passos necessários para fazer um bom planejamento.

Nesse contexto, para atingir um bom nível de organização financeira, e deixar tudo certo quando o assunto é dinheiro, é necessário estabelecer métodos de controle que deixem seu planejamento com o máximo de eficiência. Algumas medidas nesse sentido são:

Fazer uma estimativa geral do orçamento familiar, incluindo tudo que entra como receita e que sai como despesa;
Planejar o que será feito com o dinheiro – como comprar, vender, financiar, investir,entre outros;

Ter um gerenciador financeiro para as despesas, cortando custos e gastos supérfluos;

Evitar qualquer tipo de dívida ou pagamento de juros, como empréstimos, parcelamentos e compras à crédito;

Buscar diferentes fontes de renda, principalmente de origem passiva como investimentos, aluguéis, dividendos e rendimentos de alguma aplicação;

Definir metas para tudo (meta para gastos, para aportes mensais, para investir), e principalmente ter disciplina para cumpri-las;
Antever imprevistos e ter alguma proteção em emergências;
Focar em construção de patrimônio e pensar sempre no longo prazo.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem