Pensionistas, aposentados e beneficiários do INSS precisam saber do novo pente fino que será feito pelo órgão! Aqueles que não atualizarem seus dados podem ter benefício cancelado.
O que é o pente fino do INSS?
Essa auditoria do INSS faz parte de uma fiscalização para prevenir prejuízos futuros aos cofres públicos, bem como verificar se alguém está recebendo algum tipo de benefício de forma insuficiente.
Leia em seguida: Fez empréstimo no Auxílio Brasil e perdeu o benefício? Saiba o que acontece
Sendo assim, se você tiver problemas contínuos com o instituto ou se seus registros estiverem incorretos, você pode ser solicitado a reavaliar. O processo começou em novembro deste ano e vai até abril de 2023.
A organização enviará correspondência para o endereço cadastrado e também fará notificações por meio do Meu INSS para que a pessoa com cadastro irregular possa fazer a retificação.
Quais são os benefícios fiscalizados?
O pente fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está focando nas pessoas que recebem auxílio de incapacidade temporária (auxílio-doença), aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) e Benefício de Prestação Continuada – BPC.
São feitas ligações para dados cadastrais, novas notas e exames médicos regulamentados. Na data e hora do exame médico indicado pelo INSS, o especialista avaliará sua prontidão para retornar ao mercado de trabalho e seu benefício será cancelado. Esta intimação se aplica a pessoas que não possuem a perícia médica atualizada do INSS.
No caso de pensão em caso de invalidez e benefício em caso de doença: nesse caso, serão chamados os segurados que não fizerem exame médico há mais de seis meses e que não tenham expectativa de alta ou reabilitação.
Leia em seguida: Saiba Como Diminuir O Valor Da Casa Própria Usando O FGTS
Já no Benefício de Prestação Continuada (BPC): BPC que não tenham recebido exame de saúde por mais de 2 anos consecutivos devem realizar exames complementares para comprovar que são elegíveis para o BPC. Consequentemente, você deve ter exames, relatórios médicos e outros documentos para provar que ainda tem direito aos benefícios.
Até quando terá pente fino do INSS?
A operação se estenderá até abril do ano que vem, de acordo com o decreto nº 2.965. Consequentemente, o segurado pode ter notificações a qualquer momento. Sendo assim, durante uma citação, você fará um exame médico para mostrar que ainda não está apto a retornar ao trabalho.
Em caso de não comparecimento no dia do exame o pagamento será reduzido e posteriormente cancelado por completo caso o segurado não cumpra as exigências do INSS.
Lembre-se que no dia do exame é necessário trazer documentos médicos que comprovem a deficiência como atestados, laudos, exames, etc.
Postar um comentário