Tudo sobre a criptomoeda Polkadot (DOT): O que é esse token, como surgiu, quais suas vantagens e diferenças para outras moedas. Como comprar, preço e mais.
A Polkadot é uma plataforma de blockchain, de código aberto, cujas principais funcionalidades são voltadas para proporcionar uma rede com foco em comunicação entre diferentes blockchains e aplicações descentralizadas. Além disso, seu diferencial é o fato de que as redes conectadas à Polkadot podem ser customizadas de acordo com a necessidade de quem está desenvolvendo essas soluções.
Até setembro de 2021, a Polkadot possuía um montante de aproximadamente 32 bilhões de dólares em capitalização de mercado, e de janeiro até setembro do mesmo ano a cripto apresentou uma valorização de 510%. A Polkadot atua diretamente no que é chamado no mundo cripto de solução de camada zero, uma vez que ela em si é uma parte que vem antes das próprias blockchains às quais ela pretende conectar e facilitar o desenvolvimento. A plataforma visa oferecer uma solução que interconecta diferentes blockchains e aplicações descentralizadas, se tornando um centro de desenvolvimento de novas cadeias. Além disso, os objetivos da Polkadot também envolvem a criação de uma rede escalável e eficiente, que pretende elevar a velocidade da validação das transações e a quantidade de transações por segundo que a rede suporta, sem congestioná-la. E claro, para viabilizar todo este complexo sistema existe o token DOT, nativo da rede. O token adota o papel de criptomoeda, uma vez que foi inserido no sistema das Finanças Descentralizadas, possui sua própria rede blockchain e tem importantes funções de manter os investidores engajados no projeto.
Como surgiu a Polkadot (DOT)
A Polkadot surgiu por meio de uma das principais figuras do universo cripto, Gavin Wood. Wood ficou conhecido por ser um dos principais desenvolvedores da Ethereum, e trabalhou ao lado de VItalik Buterin, o desenvolvedor líder da cripto, criando a linguagem de codificação Solidity, dos contratos inteligentes da Ethereum. Wood decidiu sair em janeiro de 2016, a fim de iniciar seu próprio projeto. Além dele, os principais nomes por trás da Polkadot são Robert Habermeier e Peter Czaban. Por ter vivenciado de perto a criação da Ethereum, Wood conhecia suas limitações e queria resolver justamente estes pontos, em especial a comunicação entre diferentes sistemas e blockchains (interoperabilidade), a velocidade do processamento de transações e a quantidade de transações por segundo que a rede suporta. Em outubro de 2016 já estava lançado o whitepaper da plataforma, documento oficial que explica seu conceito e funcionamento de forma objetiva. Até outubro de 2017, Wood financiou seu projeto por meio de suas outras empresas, principalmente a Parity e a Web 3 Foundation, instituições nas quais ele era líder. Porém, após 2017 foi necessário o lançamento de um ICO, Oferta Inicial de Moedas, para o trazer mais recursos para o projeto. O seu ICO foi um sucesso e foram levantados cerca de 147 milhões de dólares. Após isso, o lançamento oficial da criptomoeda Polkadot se deu em maio de 2020, e com pouco mais de um ano de existência, sua performance já tem impressionado investidores e especialistas do mundo cripto.
Postar um comentário