Foto: Correio de Minas
Mesmo com a taxa de desemprego registrando uma sequência de baixas desde janeiro de 2021, ainda há cerca de 9,4 milhões de pessoas sem trabalhar de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso o trabalhador tenha sido demitido sem justa causa, ele tem de 7 a 120 dias corridos de prazo para requerer o benefício, contados a partir do dia seguinte à sua demissão. No caso dos empregados domésticos, o prazo é de de 7 a 90 dias.
O seguro-desemprego é um dos principais benefícios disponibilizados pelo governo federal, pois garante uma assistência financeira temporária para o trabalhador dispensado de forma involuntária, sem justa causa. O benefício sofreu um reajuste junto com o salário mínimo.
O valor pago pela Caixa Econômica Federal considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à demissão. Ou seja, não há um valor fixo para o seguro-desemprego. Confira aqui se você tem direito ao seguro-desemprego ou como receber o benefício.
Vale destacar, também, que por mais que esse benefício seja necessário para sobrevivência do desempregado, ele tem direito apenas entre três e cinco parcelas do seguro-desemprego.
O trabalhador receberá três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.
Postar um comentário